Como ajudar seu filho a escolher o que vai ser quando crescer?

  • por

Quando crianças imaginamos muitas coisas para o futuro e uma delas é qual profissão queremos seguir. Muitas vezes não passa de simples imaginação, mas em alguns casos, é uma escolha para a vida.

Você já perguntou a seu filho o que ele quer ser quando crescer? É do seu gosto a escolha dele?

Os pais têm papéis importantes na escolha da profissão que seu filho escolhe. Para que a criança se torne um profissional em uma das áreas do mercado de trabalho, é fundamental o envolvimento do pai e da mãe.

Por isso, neste artigo você vai ver algumas dicas do que você, como pai ou mãe, pode fazer para ajudar seu filho a escolher o que vai ser quando crescer.

Informe-o sobre profissões atuais e futuras

A primeira coisa que você precisa fazer para ajudar seu filho a escolher uma profissão para o futuro, é informá-lo sobre quais são as profissões atuais e as que prometem ser tendência no futuro.

Por exemplo, você pode explicar sobre algumas das principais profissões de hoje. Mostre para ele o que um médico faz, como é ser engenheiro civil, o que está envolvido na profissão de bombeiro.

Tire cada uma das dúvidas de seu filho quanto às profissões que você for informá-lo.  

Ajude seu filho descobrir seu talento

Outra coisa que você pode fazer para ajudá-lo a descobrir o que quer ser quando crescer é ajudá-lo a descobrir seu talento.

Todo mundo nasce com um dom, e os pais precisam estimular a criança para descobrir o seu. Você pode brincar com seu filho e nessa brincadeira usar alguns adereços que alguns profissionais usam.

Por exemplo, você pode providenciar um jaleco feminino para brincar de médica com seu filho. Faça a mesma coisa com outras profissões, dessa forma, seu filho vai descobrir o talento que tem.  

Incentive seu filho a desenvolver habilidades

Algumas crianças têm a inclinação, mas precisam da ajuda dos pais para desenvolver algumas habilidades.

Por exemplo, se a mãe observa que a filha gosta muito de área de confeitaria, por que não ajudá-la a preparar algumas receitas? Assim a criança vai desenvolver algumas habilidades que servirão de estímulo para a profissão no futuro.

Se envolva nas criações e imaginações

Quando seu filho quiser pintar, desenhar, cantar, dançar ou fazer qualquer outra arte, se envolva nas suas criações e imaginações.

Não interrompa, não repreenda, pelo contrário, incentive, participe. Se envolva com a imaginação do seu filho para estimular a escolha de uma carreira.

Ajude seu filho a desfrutar de tudo que ama

Seu filho gosta de brincar com animais? Gosta de estar o tempo todo na cozinha? O que ele gosta?

Ajude seu filho a desfrutar daquilo que ele ama. Se ele vai brincar com animais de estimação, deixe. Converse com ele sobre o quanto ele gosta de tal atividade. Faça perguntas, coloque algum tipo de dificuldade na conversa e veja como ele vai solucionar. Ajude seu filho a desfrutar de tudo o que ama.

Acima de tudo, apoie cada escolha de seu filho. Nem sempre a escolha que o filho faz quanto a carreira que deseja ter, agrada aos pais, mas é preciso apoiá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.