Guia para professores – Como dar aulas particulares em casa?

  • por

Você tem algum conhecimento específico e deseja saber como dar aulas particulares em casa? Então você está no lugar certo!

Neste artigo vamos ensinar como os professores podem ganhar dinheiro dando aulas em casa, mas este artigo não é apenas para professores formados, com cursos universitários, e sim, para todo aquele que tem alguma habilidade ou conhecimento específico e que deseja dar aulas particulares de suas próprias casas e fatura alguma renda extra.

Confira agora algumas dicas importantes para quem nunca ensinou.

O que é um professor particular?

O professor particular é aquela pessoa que tem um conhecimento específico em determinada área e que deseja ensinar outros, porém, ganhando um determinado valor para passar seus conhecimentos. Ou seja, é aquela pessoa que é paga para ensinar.

Mas a pessoa não precisa ter uma formação acadêmica para isso, se tiver, será ótimo também. Mas qualquer pessoa pode ser professor, basta ter algo para ensinar.

Como começar a dar aulas particulares?

Para começar a dar aulas particulares é preciso ter algumas ferramentas de trabalho. Algumas pessoas que estão começando agora podem investir algum capital ou caso a pessoa esteja desempregada e com nome sujo, tentar fazer um cartão de crédito para negativado, para comprar alguma ferramenta de trabalho.

Afinal de contas, quem pretende ensinar por meio de vídeo aula precisa ter pelo menos uma boa câmera, ou um suporte para celular para poder ensinar de forma adequada. Veja agora o que mais é preciso para começar a dar aulas particulares.

Escolha uma área para ensinar nas suas aulas

Para começar a ensinar a alguém você precisa escolher uma área de ensino ou de atuação. Por exemplo, o que você domina? Sobre o que você tem conhecimento que pode ser útil para outra pessoa?

Algumas pessoas sabem tocar violão ou outro instrumento musical, outras pessoas dominam a técnica de confeitaria muito bem, já outros sabem os truques do xadrez perfeitamente. Você precisa encontrar sua área. E caso você já seja professor de alguma matéria escolar, você pode seguir a mesma área.  

Escolha a forma de ensino de suas aulas particulares

Qual será a sua forma de ensino? Você pretende dar aulas particulares de sua própria casa por meio de videoconferência ou vai dar aulas particulares atendendo a domicilio?

Você precisa definir qual será a modalidade que você vai ensinar, assim você vai atrair as pessoas certas para contratar seus serviços.

Defina quem será seus estudantes

Você também precisa definir quem serão seus estudantes. Você vai ensinar para crianças? Para jovens ou adultos? Será pessoas que já cursam algum nível do ensino médio ou outro tipo de curso?

É fundamental saber quem serão seus alunos, assim você saberá direcionar seu conhecimento de maneira organizada.

Como conseguir alunos para sua aula particular?

Para conseguir alunos é preciso divulgação. Você pode fazer isso boca a boca, mas só assim não é suficiente. Então utilize as redes sociais a seu favor para divulgar o seu trabalho.

Aula particular é o mesmo que reforço escolar?

Aulas particulares não é o mesmo que reforço escolar. No reforço escolar o professor reforça o ensino que o estudante teve na escola. Já que dá aulas particulares vai está ensinando uma pessoa do zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.