Veja algumas dicas para ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente

  • por

Nem sempre é uma tarefa fácil ensinar para as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente, pois sabemos o quão difícil pode ser prender a atenção delas em assuntos sérios.

Porém, de uma forma divertida e interativa, conquistando o interesse delas, pode ser bem mais simples. Confira a seguir algumas dicas.

Faça passeios ao ar livre

Mesmo que seja muito gostoso sentar com as crianças ao ar livre em uma grama sintética decorativa, estar em contato direto com a natureza é de extrema importância.

Fazer visitas a lagos, rios, sítios, praias e parques, faz com que a criança se aproxime da natureza e aprenda mais a respeito dos animais, insetos, da vegetação e também da importância da mata ciliar para proteção dos rios. 

Portanto, aproveite as tardes ao ar livre para fazer um piquenique, leve livros sobre a natureza para ler e ensinar sobre o meio ambiente ou apenas caminhe pelos lugares conversando com a criança sobre tudo o que está presente ao redor.

Incentive o plantio de árvores

Uma ideia que pode ser muito divertida para as crianças, é plantar mudas no quintal de casa ou preparar uma hortinha para ensiná-las a valorizar as plantas. Além de perceberem o tempo que levam para crescer — que pode ser muito interessante para elas acompanhar a evolução — ainda aprenderão sua importância para produzir frutos e liberar oxigênio por meio da fotossíntese. 

Por isso, aproveite esses momentos para ensinar dicas de cultivo, orientar sobre o ciclo da chuva etc.

Recicle em casa

Uma ótima ideia para complementar a ideia anterior de preparar uma horta em casa, é usar garrafas pet e caixas de leite para plantar as sementinhas e aproveitar para ensinar a respeito de reciclagem.

Além disso, você pode utilizar papéis, tampas, botões e embalagens plásticas para fazer brinquedos como bonecas, carrinhos e jogos de tabuleiro. É algo muito diferente do que a maioria das crianças desta geração estão acostumadas, mas é uma ótima forma para se conscientizar de forma divertida.

Separe corretamente o lixo

Ensinar para a criança a importância de separar o lixo de forma adequada protege o meio ambiente e ainda ajuda pessoas que trabalham com reciclagem. 

Para isso, deixe separada uma lixeira somente para a criança jogar seus papéis e outros itens de metal ou plástico. Explique  também que produtos como pilhas, eletrônicos e remédios vencidos podem contaminar a água e o solo, portanto, precisam ser coletados em locais específicos, onde a própria criança pode entregá-los — isso cria independência e faz com que a criança se sinta importante por estar participando e colaborando.

Ensine sobre a água

Uma ótima forma para ensinar a criança a respeito do ciclo da água e sua importância para os seres humanos e o meio ambiente, é usar maneiras didáticas.

Você deve mostrar também como esse recurso natural é escasso e que é preciso ser economizado e reutilizado. Portanto, coloque um balde no banheiro para coletar a água do banho e use-a novamente no sanitário ou na limpeza da casa, essa pode ser uma opção divertida para ensinar as crianças e criar um novo hábito em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.